31-10-2000

 

CARLO COLLODI

(1826 - 1890)

 

 

 

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO

 

Se há uma obra de que se pode falar, sem dúvida este é o caso de As Aventuras de Pinóquio, mais que centenária, que se prepara para enfrentar mais um século.  

Escritas originalmente por Carlo Lorenzini, sob o pseudónimo de Carlo Collodi, como capítulos de uma série publicada no jornal infantil italiano de Ferdinando Martini, Gionarle per i Bambini, entre Julho de 1881 e  Janeiro de 1883, foi publicada em livro pela Felice Paggi - Libraio Editore, com ilustrações de Enrico Mazzanti, em 1883.

Com o título de Storia di un Burattino (História de um Boneco), foram publicados os quinze primeiros capítulos, quando com um Pinóquio moribundo, Collodi interrompe a história.  

Os capítulos recomeçam, após algum tempo, já com o título que consagraria a história para sempre, As Aventuras de Pinóquio, completando assim os 36 episódios originais da obra. 

Desde a sua publicação, o livro de Pinóquio tem sido traduzido para os mais diferentes idiomas. Muito adaptada,  a versão mais conhecida entre nós foi realizada por Walt Disney, em 1940, que conta uma história muito diferente da que foi escrita por Collodi.

A história original de Pinóquio e das suas aventuras ou desaventuras, é muito mais rica. Permite inúmeras leituras por públicos de diferentes idades. É por si só uma grande aventura,  entregar-se a este Pinóquio que, como todos nós,  erra, sofre e se redime  para  chegar a ser gente. 

É tempo de descobrir ou redescobrir o que há nesta história que a fez ultrapassar as fronteiras da Itália e se tornar um património universal. 

 

Edição integral de Pinóquio na Internet, em italiano, aqui.

In english, here

O filme de Roberto Begnini      O       O

Edição do livro em português:

    - em Portugal

    - no Brasil        

Site de Pinóquio