10-9-2018

 

TELEVISÃO

 

Cristina Ferreira

Começo este texto com a conclusão: O concurso Apanha se puderes não teria tido o êxito que teve se já não existisse o Preço certo conduzido na RTP 1 pelo Fernando Mendes, conhecido por o Gordo (mas agora já reduziu o peso).

Os concursos da televisão têm normas rigorosas que têm de ser cumpridas sob pena de injustiça e de violação da lei que exige que todos os concorrentes sejam tratados de igual modo. Entre nós, sobretudo com o Preço certo, tem sido um regabofe. O Gordo dirige o jogo à sua maneira e não tem pejo de ajudar alguns concorrentes quando lhe dá na real gana. O Preço certo já deveria ter sido suprimido há muito tempo, por ser tão pobre, mas lá continua a levar concorrentes e assistentes, contando também com o transporte do pessoal fornecido pelas Câmaras e Juntas de Freguesia, que também ganham assim alguma visibilidade e publicidade.

Cristina Ferreira constatou o modo de fazer do Gordo e avançou por sua vez. Como tem muito melhor cabeça, não precisou de um secretário como o do Gordo o Miguel. Ela faz tudo e dispõe de tudo. Viu que, com o  cumprimento estrito das regras do jogo, ninguém ganhava nada e então tratou de manipular os resultados ajudando os concorrentes com quem mais simpatizava. Instituiu assim a ajuda Cristina dando a aparência de que seria essa a única ajuda que eventualmente daria aos concorrentes. Mas há mais ajudas, nomeadamente dar a ordem de bloquear, quando quer beneficiar o concorrente que está a dar uma resposta certa, quando ele não está a mostrar grande certeza no que diz.  Reconheço, porém, que ela só faz isso com alguns concorrentes que parecem mais sabedores, enquanto deixa cair outros.

Outra coisa bem anormal que a Cristina faz é o jogo de olhares com o concorrente. Quando lhe apetece, o olhar dela diz ao concorrente que a resposta que ele se propõe dar está certa; quando quer ajudar dá-lhe a entender com o olhar que está errada; e por vezes, para atrapalhar o pobre concorrente, põe-se a sugerir com expressões do rosto que está errada a resposta certa que ele quer dar, deixando o pobre concorrente em suores frios.

Ora tudo isto está errado e o procedimento ainda é pior do que no Preço certo no que toca ao afastamento das regras do jogo.

Apesar de tudo, reconheço que Cristina Ferreira faz com o seu programa um espectáculo interessante e agradável, mas a forma como o conduz não é correcta porque vicia todo o jogo no interesse da sua própria exibição.

Tenho assistido aos concursos realizados na RAI, a televisão italiana e nada disto acontece. Porquê? Antes de mais, existe um Regulamento para cada jogo que prevê todos os pormenores e é publicado (*). E em todos os concursos está presente um Notário que tem exactamente por missão controlar o cumprimento das regras do jogo. Isto faz com que não haja abusos e as regras do jogo sejam cumpridas. Não há ajudas nem joguinhos de olhares. Só é permitida ao concorrente uma resposta que é definitiva.

 

(*) Exemplo: Regulamento de Leredità em

http://www.rai.it/dl/docs/1447342291235Regolamento_Eredita___nuovo_telefono.pdf

RTP segura Mendes com salário de 20 mil euros

Em vez de suprimir "O Preço Certo", a RTP dá mais dinheiro ao "Gordo".