8-3-2004

 

A SEGUNDA CIRCULAR

 

 

A 2.ª Circular não existe, pois não é nome de nenhuma avenida. Na realidade, é formada por 2 avenidas que se seguem, assim: a Avenida General Norton de Matos que começa em Benfica, no início do IC 19, que, a partir do Campo Grande toma o nome de Avenida Marechal Craveiro Lopes e deverá acabar mais ou menos por cima da Avenida de Berlim, onde tomará o nome de Estrada de Sacavém. No entanto o mapa da Câmara Municipal considera que a Av. Marechal Craveiro Lopes (e portanto, também a 2.ª Circular) se prolonga até à auto-estrada.

 

Até há poucos anos, na 2.ª Circular, o limite de velocidade era o de todas as áreas urbanas, na altura, 60 km/h. Nessa época, a Polícia entretinha-se a aplicar multas aos desgraçados que achavam poder rodar a mais do que 60. Depois, a velocidade máxima passou ali para 80 km/hora; porém, não fui capaz de encontrar o texto legal onde isso está escrito. Mas não há dúvidas, porque agora até lá tem sinais a dizer isso mesmo.

 

Entretanto a velocidade nas localidades diminuiu para 50 km/hora e a Polícia continuou a aplicar multas noutros sítios, onde se pode andar com maior velocidade sem qualquer perigo, como por exemplo a Avenida Doutor Alfredo Bensaúde, que desce para Moscavide. Entretanto, o cidadão que atropelar mortalmente um peão que atravessa a passadeira quando está vermelho para este, arrisca-se a ser condenado por crime de homicídio por negligência, se for a mais de 50 à hora. Simpático, não é?

 

Na 2.ª Circular, dado o volume de tráfego, já não é possível à Polícia controlar a velocidade e então aparecem uns marados à portuguesa a rodar a 120 km/h, o que leva um cidadão normal a andar por ali com o coração nas mãos.

 

O pior de tudo é quando há um toque qualquer, porque então pára tudo. E também não há outro remédio, porque se não se chama a Polícia, não há meio de o culpado assumir as suas culpas e por vezes, nem seguro tem. Por isso, ficam todos a bloquear a via, enquanto os “senhores agentes” resolvem a coisa, a passo de caracol.

 

A 2.ª Circular é uma desgraça… Fazem-se novas vias, IC’s, avenidas, mas o volume de trânsito da 2.ª Circular não diminui. Não haverá solução? Os técnicos dizem que sim... por exemplo, através do prolongamento da CRIL. Por isso, tal prolongamento  seria muito mais urgente do que, por exemplo, o túnel do Marquês. Mas o Dr. Santana Lopes teimou na construção deste último, para ficar na história. Bloqueou o trânsito todo naquela zona durante uns anos, mas depois vai permitir que mais uns tantos carros entrem comodamente em Lisboa.

 

 A existência da 2.ª circular leva-nos a perguntar: e qual é a 1.ª circular? Segundo julgo era uma ligação projectada de Alcântara a Chelas. Não foi totalmente construída mas corresponderá aproximadamente ao eixo Avenida de Ceuta, Av. Calouste Gulbenkian, Avenida de Berna, Campo Pequeno e Avenida João XXI... mesmo se os habitantes de Lisboa chamavam 1.ª Circular à actual Avenida Dr. Alfredo Bensaúde - Professor e homem de ciência (1856-1941) (é o que diz o Edital de Pr. da Câmara França Borges de 21-9-1968 que lhe deu este nome: "... resolvi que a avenida compreendida entre a praça de acesso à auto-estrada do Norte e Moscavide, conhecida por "I Circular" se denomine: ......."

 

VIVER EM LISBOA

Peço a quem me ler a indicação de qualquer inexactidão, desactualização ou discordância com o que aqui está escrito. Podem escrever para aqui.

Outras páginas:

Bibliotecas Públicas em Lisboa