5-8-2018

 

 

Almoço de homenagem à Maria Isabel Caldeira do Carmo Marques Correia, pelos 20 anos em que foi encarregada da Biblioteca Gulbenkian em Tondela, realizado em 30 de Junho de 2018, no Restaurante 3  Pipos, em Tonda

 

 

 

 

No final de Junho de 2018, alguns rapazes de Tondela decidiram organizar um almoço de homenagem a minha mulher, Maria Isabel Caldeira do Carmo Marques Correia, visando sobretudo os vinte anos em que ela foi encarregada da Biblioteca da Gulbenkian em Tondela; foram eles  o Francisco Coutinho, o Pedro Milhães e o Luís Carlos Carmo. A organização ficou sob a sombra da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Tondela e Nandufe, surgida da infeliz reorganização das freguesias que tomou o nome do Relvas. Por contingência política, a Junta de Freguesia de Tondela foi conquistada pelo PS em terreno que sempre pertenceu ao PSD, que ganhou como habitualmente a Câmara Municipal.  O evento ficou pois sob o chapéu do PS, o que limitou as inscrições na área política que sempre pertenceu aos laranjas. No final viu-se que apareceram também elementos certamente votantes PSD, o que foi muito bom. Aconteceu também que toda a publicidade do evento foi feita no Facebook, já que, pelos vistos, os do PS e da Junta de Freguesia não têm por eles nenhum dos jornais locais.

Verificaram-se também algumas ausências que não têm desculpa possível, dada a ligação natural que têm à Isabel. Enfim!...

Para a posteridade aqui fica o nome dos presentes, a que se juntaram mais os treze elementos da família da Isabel, marido (eu), 3 filhos e respectivos cônjuges, e os 6 netos.

 

 

Pedro Milhães

Isabel Lima

José Amorim Gouveia

Francisco Coutinho

Alberto Gonçalves Ascensão

Dr. Alberto Rodrigues Coimbra

Eduardo Jorge Rolo Brás

Berta Coutinho

Maria Ludovina Antunes

José Pizarro

Eduardo Pizarro

Dr.ª Maria Adelina Matos

Celeste Albernaz

Luis Carlos Carmo

Maria de Lurdes Simões da Silva

António de Sousa Almiro Castro

João Dinis Almiro

João Paulo Fonseca

João Carlos Martins Marques

Dr.ª Lisete Gonçalves

Nelson Martins Marques

Fernando Bandeira

Maria Manuela Barros

Rui Costa Sousa

Catarina Lopes

Esperança Lopes

 Tondela

Torredeita

Molelinhos

Tondela

"

"

"

"

"

"

"

"

"

Nandufe

Tondela

"

"

"

 

 

A Isabel, após outros discursos dos organizadores,  leu o seguinte texto:

 

 

Estou muito contente de estar na minha terra, rodeada de dezenas de familiares e amigos.

Não era necessária esta homenagem, mas fico muito agradecida por terem organizado este evento.

No meu trabalho na Biblioteca, vi crescer muitos meninos e meninas que ficaram todos meus amigos. Hoje, alguns já reformados, têm cabelos brancos, filhos, netos, e muitos deles estão aqui hoje nesta sala.

Em 1981, quando os filhos tinham já abandonado as fraldas há bastante tempo, deslocámo-nos para Lisboa, à procura de uma melhor vida para todos. Consegui ficar ligada à Gulbenkian, onde também deixei muitos amigos quando me reformei, já no final do século passado.

Vieram depois os netos, que são seis,  dois de cada filho, e a vida familiar vai consolando a nossa velhice.

Não me quero alongar muito mais, muito obrigada a todos os elementos da Junta de Freguesia e outros que tomaram a iniciativa deste evento. Agradeço também do coração a presença de todos neste almoço e a demonstração de amizade que isso representa.

Teria muitos mais agradecimentos para fazer em Tondela, mas não posso sair daqui hoje sem fazer dois em especial, a quem moldou o desenrolar da minha vida e a quem estarei eternamente grata.

O primeiro é para a D. Adilia  Viegas, a Adilinha, minha mestra da costura, e minha amiga desde sempre, que me incitou a pedir a meu pai para ir frequentar o ensino secundário. Se não fosse ela, eu nunca teria tido a coragem de dar esse passo.

O segundo é para a D. Maria de Lurdes Simões da Silva, nossa querida Mimi e sua falecida mãe a Sr.ª Maria do Carmo, que desde a nascença e durante muitos anos me ajudaram a criar os meus filhos, que até hoje são devotados à Mimi e à memória da sua Mãe.

Mais uma vez, muito obrigada a todos por esta homenagem, muita saúde e felicidades.